Texto de Ignacio de Loyola Brandão

Prédios, torres, torres. E os bairros vão sendo desfigurados perdendo a identidade. As ruas em que viemos morar eram outras. Onde vai caber tanto carro, tanto esgoto, tanta água das pias, banheiros? Pinheiros, salvemos Pinheiros… Salvemos nossa maneira de morar com qualidade de vida, em paz, convivendo, conhecendo vizinhos, mantendo amigos. A verticalização de um bairro mata sua alma. Mas desde quando o dinheiro esteve preocupado com a alma?

 Ignacio de Loyola Brandão (27 de março de 2012)

Anúncios

Uma resposta para “Texto de Ignacio de Loyola Brandão

  1. Os bairros vão perdendo a sua condição de bairros quanto mais dão lugar às avenidas, quanto mais os carros e os prédios de escritórios vão ocupando os espaços que antes foram das pessoas, das famílias. São Paulo não é exceção em matéria de falta de planejamento. Somos um país que em menos de uma geração saiu do campo e ocupou as cidades, pois 80% dos brasileiros são urbanos, quando 75% até 1950 eram rurais. Urbanos não como deviam ser, mas urbanos sem que lhes garanta condições de urbanidade. Civis, sem que haja civilidade em seus movimentos. Está difícil viver numa cidade com 7,5 milhões de carros se movimentando, estacionando, congestionando, poluindo. Está impossível viver com sobrecargas em todos os benefícios urbanos como luz que se apaga a cada chuva.
    Como resistir a invasão vulcânica das torres de moradia e escritório que fazem as pessoas migrar dentro da própria cidade. Gente que ocupava um lugar, gente que não sabe mais onde ficar. Gente que só se preocupa em se refugiar dos perigos da cidade, seja num condomínio fechado, seja no abrigo enganoso dos Shopping Centers.
    Em Pinheiros não há mais cinemas independentes, falidos pela concorrência com os grandes blockbusters. Em Pinheiros as casas vão dando lugar às grandes torres, sem que haja contrapartidas dignas aos cidadãos que lá já estavam.
    Em Pinheiros tudo parece ser voltátil, seja o sobrado que virou loja chique ou bar ou restaurante, seja a oficina que virou torre de escritórios.
    Pinheiros não é nada, se bobear vai virar apenas passagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s